quinta-feira, 26 de julho de 2018

Visita a obra da Arena América.












Na  tarde de ontem, membros do nosso movimento fizeram uma visita ao centro de treinamentos Abílio Medeiros, com o objetivo de fazer uma levantamento real para saber a real situação de nosso estádio. Visitamos todas as partes da construção do Módulo Central do estádio e o Gramado. Este módulo  que será o principal, pois abrigará toda parte burocrática e logística da Arena. Conversamos com o Engenheiro chefe da obra, bem como com o corpo de operários que trabalham lá afim de tomar informações sobre o andamento das coisas e o que vimos foi que apesar dos passos lentos, a primeira etapa está mais perto do que longe de ser Concluída. De fato, é visível que está longe de concluir  todo projeto original apresentado há alguns anos atrás. O que se tem Hoje na Arena são 4 operários trabalhando diariamente, além de serviços terceirizados que atuam dentro da obra, sobretudo na parte do concreto, vigas e pilares. Além dos operários, a obra é tocada por uma comissão de alguns poucos dentro do clube, com real interesse na construção. O módulo central encontra-se quase concluído, faltando apenas a concretização da parte de alvenaria prevista pra o mês subsequente. Nesta parte de alvenaria, ficou visível que falta a complementação de umas muretas e a concretagem da laje dos camarotes. Um outro detalhe interessante é que 400 cadeiras foram adquiridas. Dai em diante, o espaço entra na parte dos acabamentos do módulo, e segundo a comissão responsável pela obra, o esses acabamentos envolvem uma série de componentes que vão desde instalações hidráulicas, passando por armários, chegando nas instalações elétricas e em peças de concreto para complemento do espaço, como escadaria de concreto e calçada. Muita Coisa já foi elaborada, como vestiários, sala das forças de segurança, sala de arbitragem, sala de aquecimento, portões de acesso de torcida e times, ala de convivência entre outras coisas. O que falta justamente pra o complemento de tais elementos, são os acabamentos, com os elementos necessários pra darem vida e funcionalidade ao espaço. No caso dos vestiários, chuveiros, mictórios,torneiras e cubas. Na sala de aquecimento, a grama sintética. E por ai se segue. Os pavimentos estão em vias de ficarem em condições de uso, mas faltam os detalhes funcionais. Diante de tal quadro, fizemos um pedido com a comissão de construção, para que fosse listado o orçamento de todos os itens necessários pra realização dos acabamentos, bem como os respectivos valores e a origem dos orçamentos, afim de que possamos angariar junto a torcida os recursos necessários pra conclusão desta etapa. Seguem algumas fotos realizadas nesta tarde durante a visita.

400  Cadeiras foram adquiridas


Cadeiras semelhantes a da Arena das Dunas

Área de Circulação de atletas, imprensa, arbitragem...

Hall de circulação de torcedores quase concluído, faltando a conclusão do muro de contenção


 Laje dos Camarotes no Ponto de ser concretada

Portão de entrada dos jogadores no campo de jogo.

Espaços dos Sanitários já definidos  faltando as peças e portas


Tubulações instaladas

Vestiário do Alvirrubro


O que podemos fazer em prol do nosso patrimônio?

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: grama, céu, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

Um clube da dimensão do América possui uma série de coisas a serem feitas em vários setores do clube, em especial no seu patrimônio físico. Os Bens patrimoniais do Alvirrubro passaram por uma série de transformações nos últimos tempos, que incluem reforma na sede social, construção do estádio, construção de salas comerciais e manutenção no centro de treinamento. Todavia, apesar das mudanças, é necessário que esse patrimônio passe a gerar receita pro clube e pra isso, existem diversos projetos engavetados que não se concretizaram, mas que se forem bem pensados e planejados, podem vir a ajudar o Clube. Nossa Sede Social por exemplo, passou por uma reforma no do centenário do Clube, passa boa parte do ano fechada e recebe alguns eventos, como aniversário do Clube, dia das crianças e este a ano recebeu prévia carnavalesca. Entretanto, em Linhas gerais, a sede poderia receber mais eventos,mas nas condições atuais, se faria necessária a instalação de climatizadores de ar, para poder receber melhor os eventos e proporcionar o conforto necessário aos convidados. O nosso centro de treinamento é talvez quem mais precise de melhoramentos em diversos setores, que vão desde alojamento novo para os atletas, passando por novas instalações, chuveiros elétricos, materiais pra regeneração física dos atletas, recuperação das telas para publicidade, fechamento do perímetro do muro... uma série de coisas. Por fim, nosso estádio encontrasse distante de ficar pronto de acordo com o projeto original, todavia, para finalização do primeiro módulo, restam a finalização dos acabamentos, bem como parte hidráulica, elétrica, armários dos atletas, pintura,entre outras coisas. Acreditamos que o Trabalho coletivo da torcida, em cima do seu Patrimônio, pode vir a ter consequências positivas dentro do clube. Se fazemos festa na bancada, bandeirões, faixas, podemos perfeitamente fazer ações em prol do nosso clube.

Patrimônio Alvirrubro

           Nenhum texto alternativo automático disponível.

De acordo com o Blog do Cássio Zirpoli, especialista em futebol da região Nordeste, o América é o oitavo colocado no quesito patrimônio entre os clubes do Nordeste, ficando a frente do rival e da dupla Cearense. com Patrimônio estimado de R$ 14.473.927, se levarmos em consideração Terrenos e Imóveis do Clube, sem contar a Sede Social , estádio em construção e as novas salas em construção na parte de trás da sede do Clube. Apesar das perdas que tivemos ao longo do tempo, ainda possuímos um patrimônio valorizado em Natal e Região Metropolitana, que se souber ser bem aproveitado pelo clube e sobretudo pela torcida, podemos transformar a realidade do nosso clube.



A volta do Mais América

Saudações alvirrubras a tod@s vocês. 

Pra quem não nos conhece, somos uma associação formada exclusivamente por torcedores alvirrubros, cujo o objetivo é defender os interesses do América, além de atuar na preservação da memória e do Patrimônio do Clube. Nosso movimento foi fundado em 2012 com a ideia de reestruturar o patrimônio alvirrubro e chegou a desenvolver algumas ações em prol do clube. Após um hiato de alguns anos, o grupo volta a se articular com intuito de desenvolver ações voltadas ao nosso patrimônio. Apesar da nossa situação ser adversa, é necessário saber que a marca América de Natal ainda é muito forte no cenário nacional, atraindo a atenção da mídia televisiva, levando grandes públicos aos estádios, entre outras coisas. Além de tudo isso, somos a prova viva de que o trabalho coletivo é capaz de produzir bons resultados para o nosso clube, haja vista nossas festas na bancada que são referência Brasil afora. Portanto, esperamos contar com a colaboração de vocês afim de darmos a dignidade necessária para que nosso mecão retorne aos dias de glória.


Att,


Direção  Mais América.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More